- Área: 500 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Stankuns
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é uma resultante direta da complicada geometria do terreno. Em planta, todas as linhas perimetrais são dadas pela maior ocupação possível da propriedade, descontando-se os recuos (restritos ora por legislação municipal, ora por regramento do loteamento).
Daí o apelido de Casa Offset: uma casa que é um reflexo preciso do intricado terreno. O pavimento térreo, encontra-se o conjunto de salas e cozinha, acompanhadas na longitude por um terraço externo. No pavimento inferior, fica uma grande sala íntima com área para TV e jogos. Essa sala se relaciona com o jardim rebaixado, criando um espaço de aconchego. No nível superior, fica ainda mais evidenciada a questão dicotômica da planta: uma grande suíte contrapõe outras duas, do outro lado do vazio central.
A excentricidade do terreno é também aproveitada em sua diferença de níveis, evidenciando o jogo de escadas que se desdobram para cumprir seu papel. O ápice desta circulação ascendente é um pequeno solário na cobertura.